6 dicas para prevenir incêndios e acidentes domésticos

Como muita gente está em casa na quarentena contra o coronavírus, o uso excessivo e incorreto de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, fogão e até do álcool em gel pode provocar incêndios e outros acidentes domésticos. A arquiteta Talita Rolim, sócia-fundadora do Studio Alta Arquitetura, possui recomendações para evitar o problema. Confira


1. Cuidado com o uso excessivo de álcool

O álcool 70% líquido é indicado para a limpeza de superfícies e objetos. No entanto, é preciso tomar cuidado ao usá-lo em ambientes totalmente fechados. “Se for passar álcool, tome cuidado na hora de acender um cigarro ou certifique-se que não está perto de um lugar inflamável", disse Talita.

Já o álcool em gel, recomendado para a higienização das mãos, deve ser mantido longe de produtos inflamáveis. Além disso, é preferível lavar as mãos com água e sabão sempre que estiver em casa, deixando o álcool em gel para levar no mercado ou farmácia, por exemplo, caso você precise sair de casa.  


2. Evite a sobrecarga em tomadas

Televisão, computador, abajur, carregador de celular e aspirador de pó: são tantos os equipamentos utilizados dentro de casa ao mesmo tempo que a rede elétrica pode ficar sobrecarregada. Se possível, ligue na tomada apenas os equipamentos que for usar, um de cada vez. “Temos que tomar cuidado com as extensões ou os chamados benjamins, que devem ser utilizados com cautela, sem sobrecarregar demais a tomada", afirmou Talita. 


3. Faça vistorias e manutenção

De acordo com a arquiteta, instalações elétricas muito antigas podem gerar um princípio de incêndio. Por isso, é necessário manter a vistoria de equipamentos e sistemas sempre em dia.

Outro fator que pode gerar incêndios domésticos é a falta de estruturas adequadas e regularizadas para as pessoas morarem. Em regiões mais pobres, é comum encontrar residências impróprias e muitas pessoas vivendo em um mesmo cômodo. “É um cenário muito complicado, porque caso aconteça um incêndio em uma casa, ele pode se alastrar rapidamente, colocando muitas vidas em risco”, comentou Talilta. 


4. Cuidado com velas e o gás

Após cozinhar ou usar o forno, certifique-se sempre de fechar o click do gás para evitar vazamentos e possíveis incêndios. Se for acender velas, deixe-as longe de cortinas e tecidos que poderiam pegar fogo.


5. Mantenha as crianças longe do fogo

Os pequenos podem até ajudar a cozinhar, mas é importante que eles fiquem longe das chamas do fogão e dos cabos de panelas. Outra recomendação é deixar isqueiros, fósforos e produtos inflamáveis fora do alcance das crianças.

6. Evite queimar coisas em casa

Fazer uma fogueira ou jogar roupas na lareira para matar possíveis vírus que tenham ficado nas peças não é recomendado, pois o fogo pode se alastrar pela casa. “Isso não é necessário, basta lavar as roupas e manter a higiene. Também evite fazer fogueiras para queimar qualquer tipo de papel”, alertou Talita.

Compartilhar publicação