Retrofit: Cinco vantagens em adotar a técnica na modernização do seu lar

Com a falta de espaços na capital, má distribuição dos cômodos e a necessidade de regularizar/modernizar empreendimentos e imóveis, a revitalização ganha cada dia mais espaço; para ajudar nesse processo, Aline Macedo, sócia-fundadora do Studio Alta Arquitetura, revela cinco benefícios de optar pelo retrofit

São Paulo, dezembro de 2019 - O mercado de retrofit vem crescendo no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo. Por conta da crise e os problemas econômicos que o país tem enfrentado ultimamente, muitas pessoas até querem investir na reforma, na construção da casa própria ou do escritório, porém esse desejo tem ficado de lado. Para se ter uma ideia, 98% dos proprietários de casas e apartamentos declararam fazer reformas em seu imóvel, dentre eles 27% realizam reformas anuais, é o que diz uma pesquisa pesquisa realizada pelo Viva Real. Mas como saber se é mais vantajoso optar por uma reforma ou retrofit?

De acordo com Aline Macedo, sócia-fundadora do Studio Alta Arquitetura, escritório especializado em regularização de imóveis, investir em um retrofit possibilita uma renovação completa do imóvel a longo prazo, enquanto pequenas reformas devem ser refeitas esporadicamente. “O retrofit é mais do que deixar o ambiente bonito, quando implementamos essa técnica levamos em conta todas as normas de regularização, segurança, novas tecnologias, além de renovar o estilo daquela casa ou escritório, sem mudar sua estrutura e personalidade”, revela.

A técnica que nasceu nos países europeus, surgiu com o objetivo de ‘ressuscitar’ a beleza de construções que estão antigas e precisando de manutenção, ou seja, proporciona revitalização de um imóvel, podendo ser casa, estabelecimento comercial ou prédio, sem alterar os aspectos originais da obra, incluindo tendências do momento. “Não é uma simples reforma ou restauração, já que serão realizadas alterações para atender as novas necessidades e conforto”, explica a especialista.

Ainda de acordo com ela, o retrofit é muito utilizado para transformar uma edificação habitacional para uso comercial ou corporativo. “É de extrema importância levar em consideração as normas do município em que o imóvel está localizado, bem como a legislação vigente”, complementa a arquiteta.

Está pensando em reformar seu imóvel? Confira abaixo cinco benefícios de aplicar a técnica:

1 - Orçamento mais acessível: como a situação do país faz com que os brasileiros economizem cada vez mais, o “retrofit” surge como uma luva, já que é possível gastar menos da metade em comparação quando se inicia uma obra desde o começo. “É uma chance para pessoas que precisam reformar, deixar mais moderno, sem perder a estrutura do local. O objetivo é mudar a realidade de quem só pode conquistar o espaço dos sonhos se tiver muito para investir”, revela Aline.

2 - Aproveitamento das estruturas: Na maioria dos casos, não se mexe na estrutura, a não ser que alguma esteja comprometida. “Podemos trocar a estrutura elétrica e hidráulica, mexer na alvenaria, trocar os pisos, portas, além de investir em móveis e objetos decorativos. Também é possível criar novas áreas como piscina, por exemplo. Tudo acontece de acordo com o gosto do cliente, e deve ser regularizado na prefeitura”, conta. 

3 - Ação sustentável: de acordo com Aline, essa técnica pode ser sustentável, pois utilizam-se materiais e facilidades modernas que podem economizar água e energia, como a energia solar, por exemplo. “É um reaproveitamento de tudo desde o início, preservamos os materiais e estruturas e trocamos apenas o necessário. O sistema de ventilação, iluminação, será sempre pensando em ajudar o meio ambiente”, enfatiza.  

4 - Maior facilidade de venda: se você tem um imóvel danificado e tem planos de vendê-lo, pode precisar regularizá-lo na prefeitura ou mesmo ter uma desvalorização grande no preço pelo fato de precisar de muita reforma. “É melhor contratar os serviços de um especialista, fazer uma reforma interessante com a técnica de retrofit. É um investimento que a longo prazo você agradecerá”, finaliza a especialista. 

5 - Deixe seu imóvel regularizado com o retrofit: outro benefício de implementar o retrofit é que, durante o processo da restauração, é possível regularizar aquele local nas normas exigidas pela prefeitura. “Devemos levar em conta se o imóvel deve estar enquadrado na legislação estipulada pela prefeitura local. Isso evita que aconteça um dos grandes problemas enfrentados pelos brasileiros na hora de vender um imóvel, que é descobrir que não pode vendê-lo pelo simples fato de não estar regularizado na prefeitura da cidade no qual ele mora”, alerta a arquiteta.

Ainda de acordo com ela, a regularização de um imóvel que também é realizada com o retrofit, é extremamente importante e muitas pessoas não possuem conhecimento sobre o assunto, podendo se surpreender na hora de vender sua casa. “Recentemente a Prefeitura de São Paulo sancionou a Lei da Anistia dos Imóveis irregulares, em que determina um período para a população regularizar edificações, com uma legislação mais tolerante e com descontos em impostos, por isso, é necessário ficar atento como funciona tudo em seu município para evitar problemas futuros”, finaliza.

Sobre o Studio Alta Arquitetura

Fundada pelas arquitetas Aline Macedo e Talita Rolim, a empresa é especializada na elaboração e tramitação de projetos e processos junto à prefeitura e a órgãos de governo competentes. Atuam na criação, aprovação e regularização de projetos junto ao poder público em qualquer segmento. Prestam um serviço personalizado e exclusivo, para otimização de prazos e custos por meio de um planejamento técnico. Para mais informações acesse: https://studioalta.arq.br/empresa  


Compartilhar publicação